CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Corredor Ferroviário do Sul vai arrancar

19 de janeiro de 2018

O Corredor Ferroviário do Sul arranca, no primeiro trimestre deste ano, com o lançamento do concurso para a construção do troço entre Évora e Elvas e o início da obra de Elvas até à fronteira do Caia.

São “dois momentos importantes”, que vão ocorrer “ainda neste primeiro trimestre”, e que “marcam o arranque da construção deste eixo ferroviário”, afirmou hoje o primeiro-ministro, António Costa, em Évora.

Numa reunião com o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), o chefe do Governo assinalou que o Corredor Ferroviário do Sul é “dos investimentos mais estruturantes do Portugal 2020”.

investimento ronda os 422 milhões de euros

O Corredor Ferroviário do Sul “é absolutamente fundamental para podermos proceder a uma boa inserção" do conjunto da região do Alentejo na Europa, mas também para "valorizar devidamente essa extraordinária plataforma atlântica que a região dispõe que é o porto de Sines”, referiu.

O primeiro-ministro notou que o Alentejo “é uma região que é capaz de se projectar no mundo através da sua faixa atlântica, mas é capaz também de ser uma grande plataforma de afirmação no conjunto do mercado ibérico e na Europa, através desta linha ferroviária e de todo o vasto território que tem junto à fronteira com Espanha”.

Ao todo, o investimento ronda os 422 milhões de euros, dos quais 264 milhões de euros são comparticipados pelo Estado e as verbas restantes – 158 milhões de euros – são suportadas por fundos comunitários, no âmbito do Programa Mecanismo Conectar Europa (CEF), segundo um ponto de situação enviado à Lusa.

Lusa/DI