CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Casas de luxo em Portugal na 'mira' de milionários do Canadá

5 de junho de 2017

The Globe and Mail, o jornal canadiano de maior circulação e o segundo mais importante do país, revela onde os investidores ricos procuram uma casa no estrangeiro, Portugal está entre os destinos preferidos. 

Segundo avança o jornal, 80% dos clientes de altos rendimentos possuem duas ou mais propriedades, sendo que um em cinco possui propriedade fora de seu país de origem, de acordo com uma pesquisa da Sotheby's International Realty. Uma estatística válida também para o Canadá. Brad Henderson, diretor executivo da Sotheby's International Realty Canada, garante que os investidores procuram o bem-estar mas também um investimento seguro e uma valorização do capital. 

Os Estados Unidos da América é um dos principais destinos dos canadianos, devido sobretudo à proximidade. Contudo, Richard Dolan, presidente do Grupo da REIN -  Real Estate Investment Network, "os milionários canadianos "estão a aprender que, como investidores de alto rendimento, têm agora a capacidade e os meios para participar no mercado imobiliário global de uma forma mais segura do que nunca".

Aproveitar a experiência local em gestão de imóveis, impostos e questões legais é fundamental para reduzir o risco. "Uma grande necessidade para eles é" segurança e qualidade ", salienta Dolan.

Até há dois anos, os investidores canadianos eram os principais compradores de imóveis nos EUA. Mas foram ultrapassados pelos investidores chineses depois que o dólar americano caiu em comparação com o dólar norte-americano, salienta Henderson.

Na Europa, a cidade de Londres sempre foi a escolha preferida mas depois do Brexit com os valores a diminuírem cerca de 5% no ano passado, segundo a Bloomberg. 

"Berlim e Genebra estão a ganhar atractividade", salienta Henderson. Os preços dos imóveis em Berlim aumentaram quase 10% em 2016, de acordo com um relatório recente.

Outro destino europeu que atrai a atenção é Portugal, adianta Lief Simon, investidor imobiliário global e editor sénior da Live and Invest Overseas. Os preços das casas aumentaram cerca de 4% após a inflação em relação ao ano anterior, em Outubro de 2016 e com rendimentos de arrendamento superiores a 5%, de acordo com o site de imobiliário internacional Global Property Guide.

Ainda assim, Simon adverte que "as pechinchas são mais difíceis de encontrar em algumas áreas do Algarve - principal destino de férias do país - e mercados-chave em Lisboa".

O The Globe and Mail refere também Istambul e alguns destinos no Mediterrâneo. 

"St. Barth's é um dos principais destinos para os ricos, juntamente com outros destinos no Caribe Oriental, conhecidos como as Ilhas Renascentistas (que inclui St. Martin e Anguilla)", adianta ainda Henderson.

A República Dominicana é outro dos destinos procurados principalmente pelas excelentes yields. Chile e a cidade do Panamá são outros destinos preferidos dos milionários do Canadá.