CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Casa Porto Seguro é primeira casa de acolhimento para doentes com leucemia

10 de novembro de 2020

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia está a construir a primeira casa de acolhimento para doentes com leucemia, perto do IPO e do Hospital Santa Maria. A empresa Habita Mais juntou-se ao projecto, sendo a responsável pela construção.

Com capacidade para 16 famílias, de forma a poderem ficar perto dos locais de tratamento, na companhia de familiares, as obras da Casa Porto Seguro arrancaram esta semana e a sua conclusão prevista no final de 12 meses.

A nova casa - Casa Porto Seguro - responderá a uma necessidade crescente de apoio a famílias com carências económicas, mas com algum elemento com necessidade de se deslocar do seu local de residência para se submeter a um transplante de medula óssea noutra zona do país, sozinho ou na companhia de familiares. E isso porque em Portugal existem Unidades de Transplante de Medula Óssea: duas em Lisboa, duas no Porto e uma em Coimbra.

É precisamente em Lisboa, onde se efectuam transplantes de medula óssea no Instituto Português de Oncologia (IPO) e também no Hospital de Santa Maria, que vai ser erguida a primeira casa de acolhimento da APCL para doentes hemato-oncológicos, de forma a que possam permanecer junto das unidades de saúde durante o período de tratamento, isolamento e recuperação, e independentemente de se tratarem de crianças ou adultos, pois todos os doentes necessitam de conforto, mas também apoio presencial dos familiares no seu processo de recuperação.

Para a Habita Mais "trata-se de um projecto que cumpre com os propósitos de responsabilidade social da empresa e também com a capacidade de inovação dentro de um quadro de sustentabilidade e elevado profissionalismo, que de resto rege os seus fundadores e colaboradores ligados à área da construção civil e obras públicas há mais de 20 anos. E agora ligados também à APCL, pela causa dos doentes hemato-oncológicos, pela vontade de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todas as pessoas que lutam contra uma doença devastadora como a leucemia", refere a empresa em comunicado.

Ainda assim, e não obstante a assinatura do contrato de construção da Casa Porto Seguro com a empresa Habita Mais, o processo de criação desta casa de acolhimento requer de mais apoios e mais donativos até à sua fase final. Apoios esses que estão a ser recolhidos em vários tipos de eventos para angariação de fundos da APCL.