CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

CCB concluído com construção de hotel e espaço comercial

28 de novembro de 2018

O hotel e o espaço comercial do projecto original do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vão custar entre 60 e 70 milhões de euros, e o promotor irá pagar, no mínimo, uma ‘renda’ anual de 900 mil euros.

O anúncio foi hoje feito pelo presidente da Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB), Elísio Summavielle, que adiantou ainda que na quinta-feira será lançado um procedimento público internacional para “subcessão do direito de superfície dos terrenos” onde serão construídos os módulos 4 e 5 do projecto, correspondente ao hotel e ao espaço comercial.

Os terrenos em causa pertencem ao Estado e foram cedidos à FCCB, que, por sua vez, vai ‘alugá-los’ por um período de 50 anos.

O hotel, que será de quatro estrelas ou superior, e uma galeria comercial, com construção adiada desde há 25 anos, são da autoria dos arquitectos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado (actual vereador do Urbanismo em Lisboa) e foram desenhados em 1989.

Com a conclusão dos módulos 4 e 5 o projecto inicial concebido pela dupla de arquitectos ficará finalmente concluído, 26 anos após a inauguração dos módulos 1, 2 e 3 que foram inauguados para acolher a primeira presidência portuguesa da União Europeia.

Elísio Summavielle fez hoje o anúncio público do empreendimento CCB New Development, que está previsto desde a inauguração do espaço, iniciando-se assim a plena concretização do projecto inicial “Cidade Aberta”, preconizado por Gregotti e Salgado.

A partir de quinta-feira os interessados poderão apresentar as suas propostas no concurso internacional.

Elísio Summavielle avançou ainda ter conhecimento de interessados “quer nacionais, quer internacionais”, e revelou que, desde que assumiu a presidência e revelou ser seu desejo terminar o projecto inicial do CCB durante o seu mandato, foi questionado por várias vezes sobre quando abriria o concurso.

Lusa/DI