CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

BlackRock anda "às compras" na Península Ibérica

3 de janeiro de 2019

A maior gestora de fundos do mundo, a BlackRock, “quer pela primeira vez investir no mercado imobiliário espanhol comprando edifícios, para além das participações que já possui em muitas empresas cotadas”- quem o afirma hoje é o jornal económico espanhol Cinco Dias. O interesse da BlackRock na compra de activos ‘prime’ através de um fundo paneuropeu que criou parece não se resumir apenas ao mercado espanhol mas a toda a Península Ibérica, com Portugal debaixo de olho onde aquela mega empresa possui muitos interesses que vão do imobiliário, à EDP, do BCP à Jerónimo Martins, detendo quase 2000 milhões de euros de acções de empresas cotadas em Portugal.

Só em Espanha a empresa norte-americana possui 18.000 milhões de euros em participações em grandes companhias cotadas em Bolsa - refere o jornal espanhol.

O periódico recorda que a BlackRock “lançou há uns meses um fundo panaeuropeu com uma capacidade de investimento em torno dos 500 milhões de euros, destinado a aquisições de propriedades na eurozona” e é através deste veículo que prevê concretizar algumas das suas aquisições na Península Ibérica.

O fundo, com sede em Nova Iorque, segundo ainda o Cinco Dias, está “interessado fundamentalmente em propriedades logísticas e de escritórios, e, também, em menor medida, estuda possíveis opções de retail e outros activos alternativos, como residências de estudantes”.

Criada em 1988, a BlackRock controla activos que ascendem ais 6,3 biliões de dólares.