CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

As 10 cidades portuguesas com mais medalhas olímpicas

6 de agosto de 2021

Lisboa ocupa o lugar mais alto no pódio e com a medalha de ouro com 20 medalhas. Viseu leva a medalha de prata, Porto e Penafiel dividem a medalha de Bronze.

Numa altura em que decorrem os Jogos Olímpicos em Tóquio, no Japão, a Holidu, o motor de pesquisa para casas-de-férias, quis destacar o enorme valor dos atletas portugueses e com isso descobrir as cidades portuguesas com mais medalhas olímpicas.

Para realizar este estudo, a plataforma agrupou os dados sobre os resultados obtidos por Jogos Olímpicos desde 1924 até aos de hoje.

1. Lisboa - 20 medalhas: 6 Pratas | 14 Bronzes

.Desde sempre com uma forte presença nos jogos olímpicos e uma cidade muito reconhecida quanto aos seus atletas, como Patrícia Mamona e Telma Monteiro. Esta cidade, através dos seus atletas, conseguiu medalhas nas modalidades de Atletismo, Judo, Esgrima, Ciclismo, Tiro, Hipismo e Vela.

2. Viseu - 2 medalhas: 1 Ouro | 1 Prata

Não podemos falar de medalhas em jogos olímpicos sem mencionar Viseu, terra de Carlos Alberto de Sousa Lopes. Vencedor na modalidade de atletismo, conseguiu o ouro na Maratona de LA em 1984 4 a medalha de prata em 10.000 m em Montreal em 1976.

3. Porto - 2 medalhas: 1 Ouro | 1 Bronze

Terra da corredora Rosa Mota e de grandes outros atletas. Esta cidade, desde sempre, originou grandes atletas que também participaram em campeonatos mundiais e europeu. A atleta conseguiu uma medalha de ouro em Seoul no ano de 1988 e a medalha de bronze em 1984 em LA.

3. Penafiel - 2 medalhas: 1 Ouro | 1 Bronze

Empatado com a cidade do Porto, Penafiel. Casa da atleta Fernanda Ribeiro que desde cedo demonstrou interesse pelo atletismo despertando a atenção de olheiros a partir dos 10 anos. Conseguiu, para a sua cidade natal, uma medalha de Ouro em Atlanta em 1996 nos 10.000 m e a medalha de bronze em Sydney em 2000 também na mesma modalidade.

5. Viana do Castelo - 2 medalhas: 1 Prata | 1 Bronze 

Originalmente de Ponte de Lima, no concelho de Viana do Castelo, Fernando Pimenta, este espetacular canoísta ganhou duas medalhas, ambas em Canoagem. A medalha de prata em Canoagem K2 1000 metros com o parceiro Emanuel Silva nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e a medalha de bronze este ano em K1 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

6. Abrantes - 2 medalhas: 2 Bronzes

O cavaleiro Luís Mena e Silva foi um dos grandes responsáveis pelas marcas que Abrantes deixou no desporto mundial. Conseguindo duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e Londres em 1948 juntamente com a sua equipa e o cavalo fossette. Holidu GmbH Riesstr. 24 Contacto de imprensa 80992 Múnich Salvador Nogueira Alemanha

7. Vila nova de Gaia - 1 medalha: 1 Prata

Vila Nova de Gaia, uma cidade rica em cultura e história. História esta, conseguida nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 com a atleta Vanessa Fernandes com uma magnífica medalha de prata na modalidade de triatlo. Actualmente, esta atleta, conta com 21 vitórias em Taças do Mundo de Triatlo, superando o número de vitórias da lendária Emma Carney.

8. Espinho - 1 medalha: 1 Bronze

António Carlos Carvalho Nogueira Leitão foi o maior impulsionador desta região nos Jogos Olímpicos de LA em 1984 nos 5000 metros. Conseguiu uma espetacular medalha de bronze naquela que foi uma das mais entusiasmantes corridas de 5000 metros da história dos Jogos Olímpicos e a mais rápida de sempre, até aos Jogos de Pequim, em 2008.

9. Santarém - 1 medalha: 1 Bronze

Nasce a 3 de Agosto de 1977 uma das promessas desportistas de Santarém, Rui Manuel Monteiro da Silva. Desde cedo que ingressou no desporto mas, curiosamente no futebol, até que mais tarde passou para o atletismo. Conquistou 10 medalhas em competições internacionais com a bandeira de Portugal e em 2004 a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, afirmando-se como um dos melhores atletas portugueses de sempre.

10. Braga - 1 medalha: 1 Bronze

Em décimo lugar, empatado com Santarém, Espinho e Vila Nova de Gaia, encontramos Braga. A medalha de prata desta cidade foi conseguida em Canoagem K2 1000 pelo canoísta Emanuel Silva nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 juntamente com o parceiro e amigo Fernando Pimenta.

Os Jogos Olímpicos são o principal evento desportivo internacional em que milhares de atletas de todo o mundo participam numa variedade de competições. De acordo com manuscritos históricos existentes, os primeiros Jogos Olímpicos antigos foram celebrados em 776 AC em Olímpia. Eram dedicados ao deus grego Zeus e realizavam-se no mesmo local de quatro em quatro anos. Este período de quatro anos ficou conhecido como uma "Olimpíada".

No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. Os primeiros jogos sob os auspícios do COI foram sediados no Estádio Panathinaiko em Atenas, em 1896.