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Arte Pública: ViaCatarina Shopping quer descobrir artistas

7 de abril de 2017

O ViaCatarina Shopping localizado num edifício histórico da Baixa do Porto, que já acolheu a antiga sede do jornal O Primeiro de Janeiro, abriu-se às artes promovendo o VIArtes, um concurso que desafia artistas, nacionais e internacionais, a criarem uma obra de Arte Pública na emblemática fachada do Centro.

Além de ser um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, está situado na zona comercial mais antiga - Rua de Santa Catarina. Trata-se de uma das zonas mais frequentadas não só pela população como pelos turistas. A renovação do imóvel e a transformação em centro comercial aconteceu em 1996, tendo representado na altura, uma das maiores intervenções urbanísticas até então desenvolvidas, conservando a fachada do antigo jornal da Invicta.

Pela importância na cidade e na sua história e pelo facto de ser uma montra do Porto, o ViaCatarina Shopping da Soane Sierra decidiu trazer a arte para si. A conjugação da arte pública em edifícios históricos tem sido perfeita. No próximo Domingo (9 de Abril) termina o prazo de candidaturas para a 4ª edição do Concurso VIArtes’17 e que este ano apresenta uma novidade:os artistas estrangeiros também poderão participar neste Concurso. 

Uma tela em branco à espera de propostas de intervenções artísticas 

Tomás Furtado, director do ViaCatarina Shopping, em entrevista ao Diário Imobiliário, explica que se pretende através deste desafio criativo, encontrar soluções inovadoras que criem um maior reflexo da presença do Centro na Rua de Santa Catarina, no Porto, através da criação de uma obra de arte que evidencie a fachada do edifício sem o desvirtuar em termos do seu valor histórico e arquitectónico.

As experiências das obras já expostas em edições anteriores têm sido um sucesso. "Os projectos vencedores que já estiveram expostos na fachada do ViaCatarina Shopping trouxeram uma dinâmica muito interessante ao edifício histórico que sustenta e à própria rua de Santa Catarina. Uma iniciativa como o Concurso VIArtes permite a renovação cíclica da imagem do edifício/fachada onde está o ViaCatarina Shopping e promove, ao mesmo tempo, a apresentação de obras de Arte interessantes e que acrescentam valor aos edifícios e aos espaços públicos adjacentes. O convite à participação dos cidadãos torna-os, também, apelativos para a dinâmica da cidade", salienta Tomás Furtado.

O director do ViaCatarina Shoppinga acrescenta ainda que a fachada do ViaCatarina transforma-se, uma vez por ano, numa tela em branco à espera de propostas de intervenções artísticas. "Sendo estas intervenções reversíveis, esta iniciativa permite, ao mesmo tempo, respeitar o Património que constitui a fachada do edifício, já com história na cidade do Porto. Conseguimos, portanto, identificar benefícios para os artistas vencedores, para os transeuntes no espaço público e para o edifício, pelo destaque que acaba por ter ao acolher uma obra de arte na sua estrutura", adianta.

Os projectos vencedores

Na 1ª edição do Concurso VIArtes, os vencedores foram os arquitectos Nuno Pimenta e Frederico Martins, com o projecto We(a)ving. Os vencedores da 2ª edição do Concurso VIArtes, com o projecto AZULagir foram: José Pedro Santos (arquitecto e designer) e Alberto Vieira (ceramista e escultor). Na última edição o júri não encontrou nenhum projecto relevante.

A dupla vencedora da segunda edição, Alberto Vieira e José Pedro Santos, revelam ao DI que "o VIArtes pareceu-nos, desde logo, um certame com bastante potencial, podendo vir a tornar-se numa referência dos eventos de Arte Pública. A nobreza do edifício que serve de mote ao Concurso, bem como a sua excelente localização no coração da baixa do Porto – cada vez mais turística e cosmopolita – associadas a este tipo de intervenção artística, permite um enriquecimento do espaço público, que ganha carácter e fica apto a criar uma melhor empatia com os seus habitantes".

Os artistas admitem que esta é uma oportunidade para que (jovens) artistas possam explorar novos espaços de afirmação. "No nosso caso, a vitória no Concurso significou o reconhecimento de um trabalho muito comprometido e persistente (já tínhamos concorrido na primeira edição), de uma dupla invulgar que combinou experiência com juventude, escultura com arquitectura".

Alberto Vieira e José Pedro Santos, assumiram a intervenção como o “revestir” da fachada neoclássica com um painel de “azulejos” efémero. "No fundo, foi o nosso contributo para realçar uma tradição azulejar enraizada na cidade e no país, agora reinventada com uma atitude contemporânea. Outro grande desafio, fomos nós que o quisemos assumir ao idealizar um projecto colectivo, construído a várias mãos, cujo resultado final reflectisse a presença do maior número de pessoas. Na realidade, foi o público que contribuiu para gerar o painel, através da criação de “azulejos” personalizáveis por cada participante numa aplicação web".

A intervenção traduziu-se na construção de um painel de 66 “azulejos” - módulos de 1,40m x 1,40m com uma matriz geométrica fixa - assente numa configuração simples de funis coloridos montados em prumos verticais –  a partir da qual foi possível explorar a liberdade criativa dos participantes, obtendo um painel final com padrões diversificados. 

Na primeira edição, o projecto We(a)ving dos arquitectos Nuno Pimenta e Frederico Martins, combina os temas da tecelagem, abordando e integrando esta arte ao espaço público e à fachada de um edifício histórico.

A proposta vencedora da 4ª edição deverá ser concretizada com o valor de 20 mil euros, o que incluí a remuneração do artista e de todos os recursos necessários à conceptualização, produção e implementação da obra, que realce a fachada do ViaCatarina Shopping, conferindo maior valor estético e envolvendo o público em geral.