CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Antiga Fábrica da Melka vai dar lugar à Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra

16 de junho de 2020

Encerrada em Fevereiro de 2004, a antiga fábrica do grupo sueco de vestuário Melka, situada no centro do Cacém, vai acolher a Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra – EPRPS. As obras tiveram início esta segunda-feira, 15 de Junho, e representa para a autarquia um investimento de 306 mil euros.

Segundo a autarquia de Sintra, a “intervenção, com prazo de execução de quatro meses, permitirá a adaptação do interior do edifício, dotando-o com todos os espaços necessários ao funcionamento da Escola do Património, garantindo as condições ideais para a prática lectiva dos cursos profissionais que compõem a sua actual oferta formativa, bem como preparar o seu alargamento e diversificação futura”.

 

Escola Profissional de excelência

Para além das áreas administrativa e logística, as novas instalações irão contar com 11 salas de aula, 2 laboratórios, 5 oficinas especializadas (madeiras, metais, estuques, cerâmica e jardinagem), 3 salas de informática, salas de reuniões, sala de professores, sala de alunos, refeitório e vários gabinetes.

A instalação da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra no novo edifício - refere o município de Área Metropolitana de Lisboa - tornará possível garantir o seu crescimento, “através da abertura de novos cursos profissionais, já autorizados pelo Ministério da Educação, nomeadamente de: Técnico de Arqueologia, Técnico de Construção de Instrumentos Musicais, Técnico de Audiovisuais, Técnico de Segurança e Salvamento em Meio Aquático e Técnico de Industrias Alimentares”.

Esta escola profissional lecciona, actualmente, os Cursos Profissionais de Assistente de Conservação e Restauro, Técnico de Design de Interiores e Exteriores, Técnico de Fotografia, Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e Técnico de Produção e Tecnologias da Música.

Recorde-se que o edifício da antiga fábrica sueca chegou a ser apontado em 2004 para sede das polícias do concelho.