CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

A revolução nos projectos: Building Information Modeling (BIM)

26 de agosto de 2016

O sistema Building Information Modelling (BIM) está a revolucionar a maneira de conceber obras e novos projectos, e ainda permite a "bimetização" dos existentes. Este sistema significa uma nova abordagem nos processos do ciclo de construção, uma vez que inclui o design e a concepção do projecto, a sua análise, documentação e construção relacionadas com a arquitectura, engenharia e gestão. 

Já há cerca de um ano, o Diário Imobiliário falou no BIM mas já sabe o que é?

Em Janeiro de 2014, o Parlamento Europeu votou a favor da modernização das regras de contratação pública e concursos, recomendado o uso de ferramentas electrónicas, como o BIM, para projectos e concursos abertos de design. Esta recomendação representa um impulso para a indústria da construção, pois o uso dessas novas ferramentas na preparação de projectos significa uma nova maneira de gerir e controlar os processos construtivos ao longo de toda a vida útil dos edifícios, proporcionando eficiência e transparência nos processos.

Os profissionais da construção estão a aprender a trabalhar com a colaboração desta nova tecnologia, que num futuro próximo será um requisito indispensável para a administração, que será exigido em 2016 após a nova directiva europeia. Actualmente já é exigido pelos operadores internacionais privados e corporativos.

O BIM pressupõe que quando o arquitecto modela o edifício virtual, utilizando ferramentas tridimensionais (Scia Engineer, Allplan, Revit, Bentley Architecture, Archicad,VectorWorks, Tekla Structures, Cype, TecnoMETAL, entre outras), toda a informação necessária à representação gráfica(desenhos rigorosos), à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do empreendimento até a sua conclusão, ou até mesmo ao processo de desmontagem ao fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo.

O futuro do BIM

Para a empresa britânica NBS o futuro da indústria da construção é digital, e BIM é o futuro do design e gestão de instalações de longo prazo. Como refere na sua página oficia, é o governo liderado e conduzido pela tecnologia e processos claros; e é implementar a mudança em todos os sectores. Como hardware, software e aplicações em nuvem arauto maior capacidade de lidar com quantidades crescentes de dados brutos e informação, uso de BIM vai se tornar ainda mais pronunciada do que em projectos actuais.