CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Abertas candidaturas aos prémios Sustentabilidade e Investigação 2023

12 de maio de 2023

A Ordem dos Arquitectos e o Fundo Ambiental informam que a 2.ª edição dos prémios tem candidaturas abertas até ao próximo dia 5 de Junho.

A Ordem dos Arquitectos renovou, para 2023, a assinatura do Protocolo estabelecido com o Fundo Ambiental e, tal como na edição do Protocolo de 2021, irá atribuir os Prémios Sustentabilidade e Investigação (PSI), nas duas categorias: Obra e Investigação. Na edição deste ano, estão reservados, para além da distinção dos galardões, 20 mil euros para o vencedor do Prémio Obra e 10 mil euros para a candidatura vencedora do Prémio Investigação.

Os Prémios Sustentabilidade e Investigação são atribuídos através de um concurso nacional com periodicidade anual, e são organizados pelo Fundo Ambiental e a Ordem dos Arquitectos (OA) em duas categorias simultâneas – Obra e Investigação – que pretendem distinguir arquitectos autores de obras e dissertações, teses e artigos que contribuam significativamente para a reflexão, sensibilização e incentivo dos modelos de sustentabilidade e ecoeficiência na Arquitectura.


Casa rotativa do arquitecto Pedro Bandeira - Prémio Obra 2021


A iniciativa, que tem como objectivo reconhecer publicamente arquitectos autores de obras que o respectivo júri avalie como exemplares, inovadoras e significativas no domínio da sustentabilidade e ecoeficiência, tendo em conta duas vertentes: Obra construída, e Investigação teórica ligada às áreas sociais e culturais ou científicas, tecnológicas e de inovação, que concorram para o avanço do conhecimento nesta área.

Em 2021, o primeiro vencedor do Prémio Obra foi o arquitecto Pedro Bandeira, com o seu projecto Casa Rotativa. Já o primeiro vencedor do Prémio Investigação foi atribuído, ‘ex equo’, à arquitecta Silvia Benedito, com a tese “Atmosphere Anatomies: On Design, Weather, and Sensation (Lars Müller Publishers, Zurique, 2020)”, e ao arquitecto Jorge Fernandes, com a tese “Modelling the life cycle performance of Portuguese vernacular buildings: assessment and contribution for sustainable construction (Universidade do Minho, 2020)”.

O regulamento dos PSI 2023, segunda edição da iniciativa, está disponível no site da Ordem dos Arquitectos.