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Entrevistas

Diogo Lopes da Costa, CEO da A&D Consulting

A&D Consulting: 'Sangue' novo chega ao imobiliário português

1 de agosto de 2023

Apesar das condicionantes económicas que se vivem o mercado imobiliário continua dinâmico. Mesmo com as notícias de algum abrandamento, os preços das casas continuam a subir e a procura mantém-se elevada. A explicação é unânime por parte de quase todos os especialistas, existe mais procura do que oferta. E porque o mercado continua a atrair profissionais, 'sangue' novo chega quase diariamente ao sector. Diogo Lopes da Costa, é um desses exemplos, que há cerca de três anos fundou a A&D Consulting, uma empresa de consultoria imobiliária e que tem a capacidade de agarrar num projecto e fazer todo o acompanhamento até ao consumidor final. A A&D Consulting, é segundo o seu responsável uma empresa boutique e que se distingue porque procura fornecer um serviço completo e feito à medida dos seus clientes. 

Também Diogo Lopes da Costa indica que o mercado apresenta um baixo stock de produtos de luxo, face a uma grande procura e pouca oferta neste momento. E é de opinião que o mercado imobiliário em Portugal está extremamente dinâmico e é um dos sectores que têm vindo a crescer a um ritmo fantástico.

Quando e como surgiu a A&D Consulting?

O meu percurso no mercado imobiliário iniciou-se há cerca de seis anos atrás, comecei por trabalhar numa agência imobiliária de luxo, onde estive sensivelmente um ano, após este período recebi um convite para ir trabalhar para um promotor imobiliário nacional, no qual permaneci igualmente um ano. Foi nesse momento que tomei a decisão de me lançar sozinho no mercado como freelancer, estabeleci muitos contactos com investidores/promotores e especializei-me na mediação de Prédios na zona de Lisboa e apartamentos do segmento de luxo. Felizmente nessa fase o volume de negócios foi aumentado e estaria na altura de profissionalizar o meu trabalho com a criação da empresa - A&D Consulting (advisement & development).
O que distingue a aed consulting no mercado? E qual a missão da empresa?

A&D Consulting é uma empresa boutique de consultoria imobiliária, com uma equipa multidisciplinar especializada em estratégias de vendas integradas e go-to-market. Devido ao nosso know-how e market-expertise procuramos fornecer um serviço completo e feito à medida aos nossos clientes, por forma a optimizar resultados e atingir um retorno elevado. Distinguimo-nos pela nossa ética profissional, dedicação a 100%, atenção ao detalhe e uma grande proximidade com o cliente, sempre baseado numa óptica de transparência e integridade. 

Procuramos oferecer as melhores soluções de desenvolvimento e adiccionando sempre valor ao produto. Gostamos, sempre que possível, de entrar logo no começo de um projecto para podermos dar os nossos inputs comerciais, seja a nível de design, layout, acabamentos, pequenos detalhes que fazem a diferença, tudo com o objectivo de tornar o produto mais único e atractivo para o cliente final e fazer com que a venda seja mais líquida. Um dos nossos principais serviços é a coordenação de todo o material de marketing, seja brochuras, website, imagens 3D, vídeos, etc, por forma que o projecto capte a atenção dos compradores, assim como coordenação de todas as visitas e follow-up de clientes.
Que projectos têm desenvolvido e estão a desenvolver? 

A maior parte do nosso portefólio foca-se em projectos de reabilitação urbana situados em zonas prime de Lisboa. Um dos nossos primeiros projectos foi o Secret Garden na Avenida António Augusto Aguiar, foi um sucesso de vendas, onde conseguimos vender todas as unidades em planta, à semelhança de todos os nossos projectos, e com uma pandemia pelo meio. Um projecto no Príncipe Real - Travessa Conceição à Glória, já estava no mercado há algum tempo sem vendas e quando ficamos com a gestão comercial conseguimos vender as unidades todas em três meses. De destacar também o Camões 103 em Alcântara, este prédio estava no mercado à venda mas não estava a ter saída,  decidimos abordar o proprietário na óptica de colocarmos as unidades as vendas e conseguimos em tempo recorde vender todas as unidades. 

Neste momento, entre os projectos que estão a decorrer com a nossa gestão comercial, de realçar o Grand Loft Avenida - edifício de charme com 20 lofts de luxo situados junto à Avenida da Liberdade, O Camilo 25 - um projecto de reabilitação urbana de luxo, também junto à Avenida da Liberdade, o UpTown Residences - 11 apartamentos com design moderno, que contam com piscina, jardim e ginásio completo, situados junto à Fundação Gulbenkian no bairro das Avenidas Novas. No próximo mês vamos lançar também o New Republic - um projecto de reabilitação urbana situado na Avenida da República com apartamentos de luxo com grandes áreas, onde se vai manter a traça antiga e todo o charme do edifício original, um equilíbrio perfeito entre o tradicional e o moderno, com um design único. Iremos também lançar muito em breve o Ocean Hills - condomínio de luxo privado com apartamentos e vilas em Sesimbra, com uma localização privilegiada num ponto alto da vila, oferecendo uma vista maravilhosa sobre o mar, um detalhe interessante neste projecto é a reabilitação da moradia Brás-de-Oliveira, desenhada pelos Arquitectos Teotónio Pereira e Nuno Portas em 1966, um dos primeiros exemplos do modernismo em Portugal denotado de uma arquitectura brutalista, uma autêntica peça de arte que ficará inserida no neste projecto. Os próximos lançamentos a destacar serão no bairro da Graça, Azeitão, Cascais, bairro de Alcântara e Porto. Assim como outras novidades para breve
Qual o conceito que a A&D Consulting traz para o mercado imobiliário? 

A A&D pretende trazer um serviço de consultoria especializado e profissional com um grande foco em vendas, nunca descurando o sentido estético e funcional dos produtos, achamos que é vital haver um serviço de curadoria dos projectos. Procuramos colocar no mercado produtos bem desenhados e que sigam tendências de mercado, e vamos ao mais ínfimo detalhe, seja até dar sugestões de interruptores, indo sempre ao encontro do que os nossos clientes compradores procuram. Devido à nossa presença internacional trabalhamos também com muitos clientes estrangeiros, que procuram produtos diferenciados e com elevada qualidade.
Qual o perfil dos clientes investidores e dos consumidores finais? 

O perfil do nosso cliente investidor é alguém que procura ter um parceiro local especializado e com uma estrutura comercial já definida, assim como uma capacidade de resposta única, usufruir da nossa rede de contactos e ferramentas, alguém que procura um braço comercial forte. Os nossos investidores têm preferência por activos em zonas prime, preferencialmente na capital, procuram edifícios de charme com traça antiga, onde seja possível fazer um projecto de reabilitação urbana de luxo, procuram sempre otimizar área de construção e criar produtos de elevada qualidade, no entanto ultimamente temos recebido muitos pedidos para zonas fora de Lisboa, nomeadamente Azeitão, Sesimbra, Cascais e Estoril.

Em relação aos consumidores finais, maioritariamente trabalhamos com clientes internacionais, ultimamente temos recebido muitas leads de clientes Americanos. São clientes exigentes, que procuram sempre localizações em zonas premium, apartamentos com charme, preferencialmente com traça antiga, acabamentos de luxo com materiais de elevada qualidade, valorizam muito projectos com um design cuidado e que preste atenção aos detalhes. Estes clientes gostam de comprar propriedades que ofereçam também um lifestyle citadino e dinâmico, com um conjunto de serviços a walking distance. Gostam de estar perto dos melhores restaurantes e zonas comerciais, assim como zonas verdes, para usufruir ao máximo da cidade.
Quais os desafios que a empresa enfrenta neste momento? 

Baixo stock de produtos de luxo, existe uma grande procura e pouca oferta neste momento. Mas estamos a trabalhar nisso para colocar mais projectos no mercado juntamente com os nossos clientes. Um grande desafio que temos também é, devido ao facto do mercado nao ser regulado, existirem preços de venda altíssimos de activos com enorme potencial, que acabam por ficar parados e fechados. Estamos constantemente à procura de novas oportunidades para apresentar aos nossos clientes, mas aliado também ao preço de construção ainda demasiado alto e às barreiras que existem no licenciamento, fica impossível realizar certo negócios que acreditamos que seriam óptimos projectos.
Como analisa o mercado imobiliário actual? 

O mercado imobiliário em Portugal está extremamente dinâmico, é um dos sectores que têm vindo a crescer a um ritmo fantástico, o país está no radar de clientes internacionais, existe muito por fazer. No entanto para este crescimento ser sustentável é necessário implementar algumas medidas de forma a continuar a captação de investimento internacional e nacional, e resolver o problema de falta de stock na habitação. Como por exemplo baixar o IVA da construção da nova de 23% para 6% à semelhança da reabilitação urbana e reduzir drasticamente o tempo do licenciamento. Um ponto importante de referir também é melhorar a nossa pegada ambiental, deveria-se criar incentivos fiscais para projectos com melhor eficiência energética e soluções mais ecológicas.
E perspectivas para o futuro? 

Pretendemos ser uma referência no mercado imobiliário, dar a conhecer os nossos serviços, a empresa tem vindo a crescer a um ritmo muito bom e orgânico, e é assim que queremos continuar. Estabelecer novas parcerias, sempre com o objectivo de colocar produtos únicos no mercado, com uma estratégia sólida e eficaz. Não procuramos ter um portefólio gigante, queremos sim um portefólio de qualidade e prestígio. Trabalhamos sempre na óptica do longo prazo, somos sangue novo no imobiliário e queremos deixar a nossa marca.